quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

SENTIDO NATALINO



Natal, época do ano que se comemora o nascimento do Mestre Jesus, entre os cristãos. Há mais de dois mil anos que sua mensagem ecoa no ar em forma de magnetismo divino, e a humanidade ainda não absorveu. Vi uma frase: “Natal é época de que mesmo? Ah, tempo de vender mais”. Infelizmente o materialismo demonstra como estamos longe dos valores da fraternidade, preconizados pela mensagem cristã. Nem todos aproveitam esse período para fazer uma reflexão espiritual propondo-se às mudanças interiores.


As lições do Mestre, contidas no Evangelho, são como roteiro de bênçãos que nos guia e nos orienta durante toda a nossa existência, convidando-nos ao equilíbrio, a serenidade, ao esforço permanente de renovação e o trabalho no Bem. Essa renovação conseguiremos através da fé, na certeza de que somos amparados e que, apesar das dificuldades, colheremos os frutos da nossa sementeira de lutas. 
Alegra-nos em saber que muitas pessoas, umas até no anonimato, trazem em sua alma o verdadeiro sentido do espírito natalino, por serem sensíveis às necessidades alheias.


Neste momento, lembro-me do Natal dos meus tempos idos. Naquela época, pelo menos nos sítios e cidadezinhas, não se falava em Papai Noel, presentes e árvores de Natal. O seu sentido era apenas religioso. Assistir a missa do “galo” à meia noite, e ver o presépio montado ao lado do altar. Para mim, ainda criança, como também para toda garotada, era uma alegria, mesmo suportando o sono que nos abatia.  O prazer era tamanho diante das figuras da sagrada Família, dos Pastores e dos animais. Todos ali reverenciando a chegada do menino Jesus.

Natal, significa nascimento do Meigo Rabi da Galiléia em nossos corações, nascimento da esperança a cada alvorecer. Sentir que Ele está ao nosso lado, representado no cuidado que dispensamos à nossa família, na criança desamparada que estende os seus braços para nós, nos aflitos da mendicância e em tantas outras possibilidades que temos de auxiliar o nosso próximo. Muita paz, luz e amor em nossos corações!





Neneca Barbosa

João Pessoa, 12/012/07

Um comentário:

Unknown disse...

Neneca,

A bondade do pai celeste se manifesta em todos os dias de nossa existência. A cada amanhecer, vimos revigoradas as nossas energias para seguirmos em frente sem desanimar ou desistir da luta, e assim, vão passando os segundos dos minutos das intermináveis horas que recebemos como presente, para que possamos viver melhor e fazer sempre melhor. A chegada do ano novo, é fonte inspiradora de novos sorrisos, novos horizontes, dias melhores para acreditarmos em felicidades. A idéia de viver e sentir tais maravilhas, continuam em nossos corações. Esta é a certeza que nos move e nos leva adiante em nossa jornada. Que a chegada deste ano novo te encontre sorrindo, vibrando com as boas novas de um tempo novo, mais alegre, marcado por acontecimentos que antes eram só desejos. E tudo isso que te desejo, são grandes emoções, grandes sorrisos, alegrias que chegam de rostos amigos, instantes que carreguem esperanças de ver muito além dos horizontes. Você é presença, então, nada melhor para merecer do que a sua própria vontade de querer ser feliz. Feliz Natal e próspero ano novo a você,familia e amigos.