quarta-feira, 22 de junho de 2016

DESERTO INTERIOR




O ser humano vai construindo ao longo do caminho sua identidade, caracterizada em uma estrutura social, histórica, política, ideológica e econômica. Nesta construção ele percorre o seu deserto interior seguindo passo a passo pelas suas areias finas, até ser capaz de compreender o sentido dessa passagem. Para tal, ele necessita aprender a ler o deserto, assim como o beduíno é capaz de fazer sua trajetória, através do conhecimento adquirido pelos astros e suas experiências.

O deserto interior conduz o homem a viver sua interioridade. Enxerga que nada separa o que está em cima e o que está embaixo. Despoja-se para ir mais além, no qual o olho abre-se como janela para o espírito, mesmo compreendendo que há uma distância entre ele e o Todo. É no seu deserto, de natureza árida, que a manifestação reveladora do sagrado acontece e o homem vive sua realidade íntima.

É nessa busca do ser consigo mesmo, que ele tem a capacidade de abrir-se para o Outro. Começa a entender que nas relações entre os seres vivos existe uma interdependência com o meio ambiente, no qual Deus está aí presente.

A passagem pelo deserto, de forma metafórica, faz o ser humano enxergar a si mesmo e compreender a aridez do seu coração, suscetível de transformações, podendo ser, portanto, objeto de sua análise, chegando a descobrir que no deserto da Vida, há sempre a possibilidade de encontrar um oásis em seguida.

Neneca Barbosa
João Pessoa, 22/06/2016

Nenhum comentário: