quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A JOVEM E SEUS SONHOS



        Certa vez uma jovem saiu a caminhar por uma alameda de árvores frondosas, toda coberta de folhas, iluminada por um facho de luz e deslizando pela estrada em direção ao país dos sonhos.
A jovem tinha como companheiro seu fiel cachorrinho, que lhe servia de escudeiro, protegendo-a dos perigos do mundo. Não sabia ela que lá encontraria: fadas, gnomos, borboletas, pássaros, árvores e belas cachoeiras com águas cristalinas. Tudo era mágico naquele lugar. As estrelas pareciam ter um brilho diferente, o luar banhava toda a natureza com a cor prateada que a lua emanava, o sol amanhecia saudando a todos com sua benéfica energia e os pássaros em algazarra faziam um grande festim.
A menina ao chegar, ficou deslumbrada e perguntou:
- Que lugar é este?
E uma voz respondeu:
- É o país dos sonhos, que tanto procuras!
A voz era de uma fada que morava ali e queria proteger aquela jovem, ainda tão menina. Desta vez a fada perguntou:
- Que trazes contigo?
E a jovem respondeu:
-Trago os meus sonhos, que me acompanham e sigo meu caminho na esperança de realizá-los.
A fada continuou a interrogar aquela menina cheia de sonhos e fantasias. Tudo aquilo habitava o seu imaginário. Suas emoções eram tão reais que ela ficou bem à vontade diante da magia daquela voz. E a fada perguntou novamente:
- Que encantos têm este lugar, jovem menina, para te deixar deslumbrada?
Com sua meiguice, traduzida em sua linguagem, ela respondeu:
- Para mim, este lugar tem uma magia e encantos especiais. Enxergo o mundo com a sabedoria do maravilhoso, em que as flores se alegram com o balé das borboletas e dos beija-flores, que sugam seus néctares e polens e vão soltando, involuntariamente, proporcionando o reflorestamento do nosso planeta. Encanto-me ouvindo o chuá, chuá das cachoeiras, com suas águas cristalinas, ainda não poluídas pela mão do homem. Sinto o cantar do vento, roçando meus cabelos, trazendo uma melodia que acredito ser sua voz, fada querida! Aqui posso respirar o oxigênio puro liberado pelas frondosas árvores. É tudo tão belo e aconchegante, que não desejo mais voltar para a minha realidade. Os meus sonhos e minhas fantasias tomam o lugar da minha razão.
Naquele momento a fada compreendeu a grandeza de alma daquela jovenzinha, ainda tão pequena, mas tão grande em sabedoria. Ela tinha uma nova visão de mundo. A fada, sentindo que poderia descobrir muito mais daquele serzinho, voltou ao diálogo e indagou:
            - Minha pequena jovem, gostaria de saber o que pensas do amor?
E a jovem menina, na sua ânsia de buscadora, redarguiu:
- O amor, ah, esse é o mais sublime dos sentimentos. Procuro encontrá-lo dentro de mim, para depois colocá-lo na minha cestinha e sair distribuindo por onde eu passar. O amor é doação, desapego de tudo que nos aprisiona, impedindo-nos de bater as nossas asas e voarmos por sobre os rochedos, no qual somos imantados pela luz do Astro Rei.
Deslumbrada com a desenvoltura da sua linguagem, a fada continuou inquirindo, pois queria mergulhar mais fundo no interior daquela jovenzinha. Desta vez gostaria de saber o que ela entendia por saudade.
- Minha jovem menina, o que pensas que venha ser a saudade?
E a jovem prontamente reagiu, com um leve sorriso nos lábios.
- Eu entendo que a saudade às vezes dói, mas passa, porque ela exprime o que eu sinto por quem fez feliz o meu caminhar. Vou te contar um segredo. Certa vez, alguém, muito especial, disse-me que a saudade era um presente do amor. E não é que é verdade! Pois só sentimos saudades de quem amamos, não é mesmo?
E a fada sabiamente respondeu, acariciando os longos cabelos, daquela bela jovem:
- Menina querida, tu tens razão! Somente o amor une as pessoas para que elas possam continuar suas jornadas. Seja perseverante, segue adiante e não temas. Confia na bondade do Pai e tu mesmo descobrirás que és capaz de realizar os teus sonhos.
E assim a jovem menina continuou sua jornada, acreditando que poderia ir mais além e realizar os sonhos desejados.

Neneca Barbosa
João Pessoa, 07/09/2016 
 

Obs: Meu primeiro  e único conto

Nenhum comentário: