quarta-feira, 29 de agosto de 2007

CARRO DE BOI

    
  



Transporte rústico, de uma simplicidade ímpar, lento, mas de grande utilidade para as pessoas que moravam na zona rural, em épocas passadas e que hoje está quase esquecido.

A produção de um carro de boi contada pelos mais velhos, são lembranças que me chegam. Todo de madeira, era composto de um lastro, um eixo com duas rodas, estas tinham um anel de ferro para impedir o desgaste da roda. Possuía um cabeçote, no qual,  era atrelada uma canga colocada no pescoço dos bois, que muitas vezes formavam  mais de uma parelha. Outras peças também fazem parte do carro de boi como os fueiros, cocões e a cantadeira, esta última, ficava na parte inferior e se encaixava no eixo. Para produzir o som e o carro cantar, era usado um material tipo uma pasta ou graxa.

O canto do carro de boi se assemelhava a um gemido, dando orgulho ao carreiro, nome dado ao homem que o conduzia. Levava na mão uma vara fina com uma ponta de ferro para cutucar os bois, mantendo assim, um ritmo na caminhada e indicar a direção que deveria seguir. Aquele gemido  parecia mais uma música, mesmo que de forma um pouco triste, mas sem sombras de dúvidas, bem vinda ao ouvido do carreiro.

Conta minha avó paterna, que um dos ramos da nossa família que é Carreiro, derivou-se de um senhor que conduzia um carro de boi.

 Lembro quando criança, que em nossa comunidade, no sítio Jenipapeiro, todos os donos de terras tinham seu carro de boi, indispensável para a realização das tarefas da propriedade. Era usado para o transporte da cana de açúcar, na época da moagem, do capim para ser dado ao gado, do milho, do feijão, do algodão e outros tipos de cargas, como o que sobrava da produção agrícola e que poderia ser vendida nas cidadezinhas vizinhas, para ajudar no orçamento familiar. Servia ainda para transportar a lenha  para as padarias. Como era útil para os que tinham na agropecuária o seu sustento.

Sempre que Iracy, eu e Fábio, os três últimos irmãos da prole, ouvíamos, ao longe, o gemido do carro de boi corríamos para a calçada. Ali ficávamos ansiosos esperando que ele se aproximasse da nossa casa para sairmos correndo ao seu encontro. A alegria explodia em nossos corações quando subíamos em sua traseira e andávamos nem que fosse um pouquinho. Ah, lembrei o nome da parelha de boi, que puxava o carro de boi do nosso pai. Eles se chamavam Limoeiro e Limão.

A meninada da nossa época se contentava com as coisas simples, mas que nos davam prazer.

Nos dias atuais o carro de boi continua enriquecendo o folclore, como também a arte do nosso povo, tanto na música como na poesia.


Neneca Barbosa
João Pessoa, 28/08/2007

3 comentários:

Unknown disse...

Ah, o carro de boi. O nosso era de uma parelha. Mas dar os nós certos na corda para amarrar a carga usando os fueiros, era tarefa do pai. Ele, depois de descangar os bois, deixava o carro virado para a saída. Era sua recomendação: deixar o carro pronto para cangar os bois e partir. Transportávamos molhos de cana de açúcar.
O carro de boi e o engenho eram a tecnologia de que desfrutávamos.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Neneca!
Muito interessante o "Carro de Boi"!
E obrigada pela sua mensagem de incentivo, visse? São elas que nos fortalecem a cada dia!
Add seu blog no meu, primeiro pq foi uma indicação de uma professora e amiga maravilhosa da sua terra, chamada Valeria Montenegro! Mas isso por se só não bastava e foi a simplicidade e ao mesmo tempo a sofisticação do seu blog que me encantou!
Parabens!
Abraços!

Unknown disse...

Oi Neneca,
tão bom esse sentir-se na roça, na calma...perto da natureza...
o carro de boi é um símbolo do trabalho, mas nos remete a pensar em um ritmo mais tranquilo, não é mesmo?
Vou te visitar sempre aqui!
Abração